COMTEC
Grupo de Pesquisa Comunicação, Culturas e Territorialidades
Coordenação geral: Profa. Dra. Velda Torres
Espelho do Grupo no Diretório de Grupos do CNPq
Clique na imagem abaixo para ir para o grupo
As investigações do Grupo de Pesquisa irão repercutir nas ações que envolvem pesquisa, extensão e ensino sobre Comunicação, Educação, Territorialidades e Culturas, em uma perspectiva transdisciplinar sobre o Consumo e identidade, estabelecendo diálogos com distintas áreas do conhecimento, a exemplo da Comunicação, Antropologia, Sociologia, Psicologia, Educação, entre outras.
As produções dos integrantes do grupo serão socializadas na forma de artigos apresentados em eventos, publicados em periódicos qualificados e capítulos de livros produzidos em parceria com outros pesquisadores.
O grupo tem como objetivo investigar as articulações entre Comunicação, Educação, Territorialidades e Culturas e suas configurações nos distintos espaços sociais e implicações no universo do consumo e da assunção de identidades étnicas.
O grupo possui três linhas de pesquisa:
1) MÍDIAS SOCIAIS, MOBILIDADE E CONSUMO
Líder: Profa. Dra. Velda Torres
Tem como objetivo compreender as interfaces entre mobilidade, mídias sociais e consumo nas redes de cooperação estabelecidas na cultura digital, especialmente nas áreas da cultura de consumo infanto-juvenil, educação, entretenimento.
2) ETNOCOMUNICAÇÃO: IDENTIDADE, PERTENCIMENTO, TERRIORIALIDADE NA COMUNICAÇÃO
Líder: Prof. Msc. Alfons Altmicks
Analisar a produção comunicacional de populações etnicamente diferenciadas, buscando compreender como constroem as suas emissões comunicacionais e como as utilizam para afirmar a sua própria identidade étnica, trazendo, para os seus conteúdos, os elementos de pertencimento e territorialidade, característicos das suas culturas, configurando, assim, o uso de etnocomunicação.
3) COMUNICAÇÃO, CULTURA, CONSUMO E CIDADANIA
Líder: Profa. Dra. Velda Torres
Tem como objetivo compreender as condições sociais de produção simbólica e dos modos de subjetivação nos discursos dos agentes culturais em contextos envolvendo pertencimento e identidade, a partir das interfaces entre comunicação, cultura, consumo, cidadania e responsabilidade social.