Especialização ON-LINE em Gestão da Comunicação em Serviço Social e Direitos Humanos
Pós-graduação
100% ON-LINE: aulas remotas (ao vivo) e videoaulas
- Carga horária: 360 horas (15 módulos de 24 horas/cada)
- Limite de vagas por turma: 30 vagas
- Periodicidade das aulas: Mensal
- Tempo de curso: 15 meses
- Início previsto: 25, 26 e 27 de agosto de 2023
- Horário das aulas: sexta-feira, das 19h as 21h30 / sábado e domingo, das 8h as 12h e das 13h30 as 17h (em caso de matrículas em grupo, pode-se combinar outros horários)
- Coordenação: Profa. Msc. Anayme Canton
- Por que fazer esse curso?
A ideia desse curso de especialização surge da percepção sobre o quanto o campo da Comunicação Social pode auxiliar no campo do Serviço Social, enfatizando a formação para a assunção dos Direitos Humanos. Diante das novíssimas demandas da área, nos últimos anos, motivadas, sobretudo, pelo uso intensivo da mediação online, assistentes sociais passaram a ter a necessidade de se instrumentalizar de conhecimentos, estratégias e processos tecnológicos, visando a consecução dos seus trabalhos, na atuação com os seus públicos.
- Objetivos:
Objetivo Geral:
Fomentar nos discentes habilidades e competências para a assunção da gestão da Comunicação, em todos os níveis, nas instituições em que atuam.
Objetivos Específicos:
- Compreender o desempenho das atividades da gestão da comunicação no Serviço Social, levando em conta as especificidades da atuação profissional do assistente social;
- Identificar as interferências sociais, culturais e pessoais, implicadas na atuação do assistente social;
- Dominar estratégias, processos e ferramentas da Comunicação Social, aplicando-as às atividades desenvolvidas na atuação do assistente social;
- Entender a importância de uma atuação profissional, marcada pela abertura ao diálogo, pela tolerância, pelo respeito às diferenças que brotam da sociedade.
- Públicos de interesse:
Assistentes sociais. Advogados. Sociólogos. Profissionais da Comunicação.
- Concepção do curso:
O Curso de Especialização em Gestão da Comunicação em Serviço Social e Direitos Humanos procura agregar conhecimentos do campo da Comunicação Social às atividades desempenhadas pelo assistente social. Nesse escopo, visa municiar os discentes de conhecimentos aprofundados em Comunicação, que possam ser convertidos para as atividades desempenhadas no cotidiano das suas instituições de atuação.
- Perfil do egresso:
Os egressos do Curso de Especialização em Gestão da Comunicação em Serviço Social e Direitos Humanos deverá assumir uma atitude proativa, em relação à comunicação com os públicos que convivem com as instituições em que trabalha, assumindo uma perspectiva interdisciplinar, humanista, ética, crítica e reflexiva. O egresso deste curso deve ter a capacidade de: lidar com os muitos públicos implicados nas instituições e nas comunidades; ser capaz de administrar a comunicação na instituição, em toda a sua complexidade; elaborar projetos nos campos da Comunicação Social e do Serviço Social; desenvolver a capacidade de coordenar equipes, mantendo o respeito para com os profissionais e os públicos que estão sob a sua supervisão profissional.
Conteúdo Programático
- Metodologia de Ensino-Aprendizagem:
Em sala de aula, os professores utilizarão diversos métodos, de acordo com o conteúdo da sua disciplina, para atingir os objetivos propostos neste projeto de curso.
- Infraestrutura:
Sala de aula com computador, datashow ou monitor de TV e som. Laboratório Multimídia em algumas disciplinas.
- Sistema de avaliação:
O sistema de avaliação obedecerá ao critério de frequência mínima igual a 75% por disciplina e nota mínima para aprovação igual ou superior a 7,0 (sete), inclusive para o projeto executivo de conclusão de curso. As provas ou trabalhos serão realizados de acordo com a orientação do professor.
O aluno reprovado, com média entre 5,0 e 6,9, terá direito a uma recuperação, desde que tenha frequência mínima exigida e ingresse com requerimento na secretaria de pós-graduação.
O aluno que não comparecer na data prevista para a avaliação (provas e/ou trabalhos orais e escritos) da disciplina, poderá requerer a 2ª chamada, desde que sejam atendidas as seguintes condições: a) o cumprimento da frequência obrigatória mínima de 75% das aulas da disciplina; b) ingressar com requerimento junto à secretaria de pós-graduação dentro do prazo de 48 horas seguintes à realização da avaliação regular a que não comparecera, detalhando e comprovando motivo justo da ausência; c) apresentar comprovante de recolhimento da taxa de 2ª chamada.
Ao final de cada disciplina, os alunos também avaliarão, além do professor, a infra-estrutura, coordenação, atendimento administrativo, por meio de um formulário próprio
- Certificação:
Mba em Comunicação para a diversidade.