top of page

MBA em Comunicação para a Diversidade

Pós-graduação

100% PRESENCIAL

 

- Carga horária: 360 horas (12 módulos de 30 horas/cada)

- Limite de vagas por turma: 30 vagas

- Periodicidade das aulas: Mensal

- Tempo de curso: 12 meses

- Coordenação: Prof. Dr. Marcello Chamusca

- Por que fazer esse curso? 

Este MBA surge da percepção do quanto o campo da Comunicação e o âmbito da diversidade são complementares e importantes um para o outro. Diante das novíssimas demandas do mercado na atualidade, motivadas, sobretudo, pela presença constante de temas relacionados à diversidade nas redes sociais e na mídia massiva, profissionais da Comunicação, educadores e interventores sociais passaram a necessitar de instrumentalização de conhecimentos, estratégias e processos tecnológicos, visando a consecução dos seus objetivos na execução dos seus trabalhos, sobretudo, os que dizem respeito aos relacionamentos com os seus públicos estratégicos. Assim, o curso contribui com essa formação e conhecimentos que possam dar os subsídios necessários para a atuação do profissional de Comunicação no âmbito da diversidade.

 

- Objetivos:

Objetivo Geral: Formar gestores de diversidade no contexto das organizações, que tenham visão estratégica e que sejam capazes de analisar o ambiente da diversidade e alinhar os objetivos e metas organizacionais, a partir do cenário apresentado. Ao final do curso o aluno estará preparado para desenvolver um diagnóstico organizacional e elaborar um plano de ação para um projeto/programa de diversidade, que proponha o aprimoramento das organizações no contexto contemporâneo.

Objetivos Específicos:

 - Aprofundar o conhecimento na área da comunicação e da diversidade, especialmente no que tange a diversidade nas interfaces tecnológicas digitais;
- Facilitar o aprendizado dos conceitos de diversidade, inclusão e minorias, o desenvolvimento de visões estratégicas e a concepção de processos inovadores de comunicação no âmbito da diversidade;
- Capacitar os profissionais para a gestão estratégica da comunicação no contexto da diversidade organizacional;
- Habilitar os participantes para trabalhar todas as dimensões da comunicação e diversidade, de forma criativa e inovadora.

- Públicos de interesse:

Profissionais da área de comunicação e marketing, administradores, gerentes e diretores que necessitem utilizar o conceito de diversidade como ferramenta estratégica para o sucesso empresarial. Tais como:
Profissionais de Comunicação
• Jornalistas, relações-públicas, publicitários e demais profissionais de comunicação que atuem ou desejem atuar com gestão das tecnologias informacionais digitais nas organizações. 
Profissionais de ADM e outras áreas das Ciências Humanas
• Profissionais de marketing, recursos humanos, administradores em geral, psicólogos, turismólogos, teólogos, secretários executivos, pedagogos e outros profissionais que desejem se aprofundar no conhecimento sobre gestão das tecnologias informacionais digitais nas organizações, relações institucionais ou relações com diversos públicos estratégicos, tais como imprensa, comunidade, governo, clientes, fornecedores, dentre outros. 
Outros profissionais
• Profissionais que atuam em veículos de comunicação, agências de publicidade, assessorias de imprensa e de comunicação, além de pessoas de outras áreas interessadas em ampliar suas perspectivas profissionais, se qualificando para atuar na área de comunicação nas organizações.

- Concepção do curso:

O MBA em Comunicação para a diversidade está alinhado às novas tendências mundiais, estimuladas pelas características centrais do advento da globalização e dos fenômenos que este traz no seu bojo, como as relações com públicos diversos e com características completamente específicas. As principais abordagens teórico-práticas se darão a partir da sistematização da noção de sociedade complexa e das teorias sociológicas contemporâneas, que contemplam a sociedade nas interfaces com as mais diversas relações organizacionais.  
Com um programa inovador, que busca introduzir o aluno no universo ainda pouco desvelado da diversidade nas organizações, pretende reunir especialistas com experiência acadêmica e de mercado, para construir de forma coletiva um conhecimento válido, que possa servir para o desenvolvimento profissional do aluno nas suas atividades do dia-a-dia no âmbito da diversidade organizacional. Para tanto, os professores convidados são referências nacionais nesta área

- Perfil do egresso:

O curso pretende que o seu egresso, antes de tudo, tenha uma formação ética, crítica e reflexiva. Os egressos do MBA em Comunicação para a Diversidade serão capazes de diagnosticar, planejar e executar ações que incluam a sua organização no âmbito da diversidade, em 360 graus, desde as suas estratégias de comunicação diversa até a formação de equipes diversas. Poderão assumir uma atitude proativa, em relação à comunicação com os diversos públicos que convivem com as organizações em que trabalham, assumindo uma perspectiva interdisciplinar, humanista, ética, crítica e reflexiva.

- Metodologia de Ensino-Aprendizagem:

Em sala de aula, os professores utilizarão diversos métodos, de acordo com o conteúdo da sua disciplina, para atingir os objetivos propostos neste projeto de curso..

- Infraestrutura: 

Sala de aula com computador, datashow ou monitor de TV e som. Laboratório Multimídia em algumas disciplinas.

- Sistema de avaliação:

O sistema de avaliação obedecerá ao critério de frequência mínima igual a 75% por disciplina e nota mínima para aprovação igual ou superior a 7,0 (sete), inclusive para o projeto executivo de conclusão de curso. As provas ou trabalhos serão realizados de acordo com a orientação do professor. 
O aluno reprovado, com média entre 5,0 e 6,9, terá direito a uma recuperação, desde que tenha frequência mínima exigida e ingresse com requerimento na secretaria de pós-graduação.
O aluno que não comparecer na data prevista para a avaliação (provas e/ou trabalhos orais e escritos) da disciplina, poderá requerer a 2ª chamada, desde que sejam atendidas as seguintes condições: a) o cumprimento da frequência obrigatória mínima de 75% das aulas da disciplina; b) ingressar com requerimento junto à secretaria de pós-graduação dentro do prazo de 48 horas seguintes à realização da avaliação regular a que não comparecera, detalhando e comprovando motivo justo da ausência; c) apresentar comprovante de recolhimento da taxa de 2ª chamada.
Ao final de cada disciplina, os alunos também avaliarão, além do professor, a infra-estrutura, coordenação, atendimento administrativo, por meio de um formulário próprio

- Certificação:

Mba em Comunicação para a diversidade.

logo-sinjorba.png
logo-anf.png
teatroescola.png
abap.png
logo=abrp-ba.png

Desconto para Instituições Conveniadas

50%

bottom of page