top of page

Baiana de Comunicação apoia PEC do diploma de Jornalismo


A Escola Baiana de Comunicação, através da sua diretoria colegiada, vem a público manifestar apoio aos Jornalistas Profissionais que estão em campanha para que a Câmara dos Deputados coloque em votação e aprove a Proposta de Emenda Constitucional 206/2012 (PEC do Diploma), em tramitação desde 2015, que propõe o restabelecimento da obrigatoriedade do diploma em Jornalismo para o exercício da atividade de jornalista, suspensa em 2009 por decisão do Superior Tribunal Federal (STF).


A Baiana de Comunicação, como a mais nova instituição de ensino da Bahia, 100% voltada para o ensino de Comunicação e áreas afins, se alinha aos esforços empreendidos pela categoria, expressos pelas suas principais entidades de classe, na Bahia, representada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (SINJORBA) e em nível nacional pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).


A Escola Baiana de Comunicação nasceu para ser um espaço de ampla participação dos profissionais de Comunicação, sempre engajada com as suas lutas e anseios, bem como com a qualidade e excelência na formação profissional e científica dos seus egressos.


Nesse sentido, entendemos que apoiar a aprovação da PEC do Diploma é parte do que somos, parte da nossa missão, pois a importância do Jornalismo Profissional no combate à desinformação é essencial. Mudar esse cenário, ao nosso ver, passa necessariamente por promover a ética jornalística, através das universidades e entidades de classe, contribuindo para um futuro melhor e mais justo para o nosso país.

9 visualizações0 comentário
bottom of page