top of page
logo-sbc24.png

14 a 17 de maio de 2024

Salvador, Bahia, Brasil

CHAMADA DE TRABALHOS / CALL FOR PAPERS / CONVOCATÓRIA DE ARTICULOS

Neste ano de 2024, a Escola Baiana de Comunicação realiza a Semana Baiana de Comunicação 2024, no período entre 14 e 17 de maio, trazendo, como tema central, “Diversidade, Comunicação e Sociedade”. Dessa maneira, convidamos a comunidade acadêmica para proceder às submissões de pesquisas aos Grupos de Trabalho (GT) abaixo discriminados, até o dia 30/04/2024. O formato de trabalhos aceitos será o de resumo expandido.

 

A Semana Baiana de Comunicação busca trabalhos que tragam contribuições significativas para a área de comunicação, explorando temas relevantes e atuais.

 

Se você possui uma pesquisa ou projeto nessa área, não perca a oportunidade de submeter seu trabalho para apresentação. 

 

GRUPOS DE TRABALHO:

  • GT1: Publicidade, Propaganda e Marketing - Textos que abordem os princípios, técnicas e práticas fundamentais da publicidade, da propaganda ou do marketing. Marcas, branding, relacionamento. Produtos e serviços para diferentes públicos-alvo. Conceitos de estratégias de marketing, segmentação de mercado, análise de concorrência e comportamento do consumidor. Meios de veiculação, mídias tradicional, digital e alternativa. Tendências contemporâneas no campo da comunicação publicitária. Ética na publicidade, questões legais e regulatórias. Avaliação e mensuração da eficácia das campanhas publicitárias.

  • GT2: Jornalismo - Fundamentos, teorias e práticas do jornalismo contemporâneo. Princípios éticos e normativos da profissão. Técnicas de redação, apuração e reportagem. Papel do jornalismo na sociedade democrática. História do jornalismo, sua evolução em meio às mudanças tecnológicas e sua relação com as mídias tradicionais e digitais. Diversidade de gêneros jornalísticos, como reportagens, entrevistas, análises, crônicas, entre outros. Responsabilidade social do jornalista, liberdade de imprensa, papel dos meios de comunicação na formação da opinião pública, desafios contemporâneos enfrentados pela profissão. Produção de conteúdo jornalístico, incluindo redação, edição, fotografia, vídeo e multimídia. Fraude jornalística, fake news e deep fake.

  • GT3: Relações Públicas - Princípios, estratégias e práticas fundamentais da comunicação organizacional. Conceitos-chave das Relações Públicas, incluindo sua definição, função e importância na construção e gestão da imagem e reputação das organizações. Planejamento estratégico de comunicação, identificação e análise de públicos, desenvolvimento de mensagens e conteúdos, seleção e utilização de canais de comunicação eficazes. Técnicas de gerenciamento de crises, media training, assessoria de imprensa e organização de eventos. Comunicação assertiva em diferentes contextos organizacionais. Questões éticas e legais relacionadas às Relações Públicas, tendências e desafios contemporâneos enfrentados por profissionais da área. Análise crítica, tomada de decisão e resolução de problemas, no campo das Relações Públicas.

  • GT4: Temas Contemporâneos em Comunicação - Questões emergentes e tendências atuais no campo da comunicação. Principais debates, desafios e transformações que impactam a prática e teoria da comunicação no contexto contemporâneo. Convergência midiática, o papel das redes sociais na formação da opinião pública, a economia da atenção, a cultura participativa e a democratização da comunicação. Questões éticas, legais e socioeconômicas relacionadas à produção, circulação e consumo de conteúdo midiático no ambiente digital. O papel da comunicação na sociedade contemporânea e desafios complexos enfrentados pelo campo da comunicação.

  • GT5: Comunicação e Educação -  Interseção entre os processos comunicacionais e o ambiente educacional. Como a comunicação influencia e é influenciada pelo contexto educacional. Comunicação na sala de aula, o uso de mídias e tecnologias na educação, a educomunicação, a alfabetização midiática e as estratégias de comunicação para promoção do aprendizado e engajamento dos alunos. O papel dos meios de comunicação na formação de valores, atitudes e comportamentos dos indivíduos, bem como as implicações éticas, sociais e culturais da comunicação na educação. O potencial transformador da comunicação no contexto educacional e os princípios da comunicação em ambientes educativos diversos.

  • GT 6: Comunicação, Diversidade e Sociedade - Interações complexas entre comunicação, diversidade e sociedade. Representações midiáticas de grupos sociais diversos, tais como gênero, raça, etnia, orientação sexual, classe social, entre outros, e como essas representações influenciam e são influenciadas pelas dinâmicas sociais, culturais e políticas. Estereótipos, preconceitos, discriminação, inclusão e exclusão social, lutas por representatividade e visibilidade de minorias nos meios de comunicação. Políticas de comunicação e os marcos regulatórios relacionados à diversidade e pluralidade na mídia, assim como as estratégias de resistência e empoderamento adotadas por grupos marginalizados. O papel da comunicação na construção e reprodução de hierarquias sociais e no desenvolvimento de uma comunicação mais inclusiva, equitativa e representativa na sociedade contemporânea.

  • GT 7: Iniciação CientíficaPesquisas realizadas por estudantes de graduação, em nível de iniciação científica.

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:

 

Para a submissão do resumo expandido, o(s) autor(es) deve(m) seguir as seguintes orientações:

  1. Serão aceitos resumos expandidos realizados por até um autor e dois co-autores;

  2. Os autores e co-autores deverão estar inscritos no evento;

  3. Cada participante poderá submeter até três resumos expandidos, desde que em distintos Grupos de Trabalho;

  4. Apenas os autores e co-autores que participarem da apresentação nos Grupos de Trabalho receberão certificado da apresentação oral;

  5. Apenas os resumos expandidos apresentados de forma oral serão incluídos nos Anais da Semana Baiana de Comunicação 2024, publicados em forma eletrônica e física em data  posterior à realização do evento;

  6. Os resumos expandidos deverão ser apresentados por seus autores ou co-autores, não sendo permitida a apresentação oral por terceiros;

  7. Os resumos expandidos aprovados serão informados aos autores e co-autores por e-mail. Caso sejam necessários ajustes e correções, os autores terão  até três dias para realizá-los e reenviar o resumo. Em caso de dúvidas, entrar em contato através do e-mail semanabaianadecomunicacao@gmail.com.

  8. Os resumos expandidos serão apresentados em duas modalidades, a saber: presencial e on-line. 

  • As datas e horários das apresentações presenciais serão disponibilizados, com antecedência, ao longo da divulgação da programação do evento. 

  • As apresentações on-line serão pré-gravadas na plataforma Google Meet, em datas e horários a serem divulgados, para, posteriormente, serem exibidas no evento.

  • As apresentações terão duração entre 5 e 10 minutos.

 

FORMATO DE SUBMISSÃO DO RESUMO:

O texto encaminhado deve estar no formato a seguir, indispensável para a publicação no Anais da Semana Baiana de Comunicação 2024.

  • Formato PDF (Portable Document Format, extensão em .pdf);

  • O trabalho deve ser colocado no timbrado padrão do evento;

  • O resumo expandido poderá ter no mínimo 500 e no máximoç

  • 1.500 palavras, do título às referências;

  • Os resumos expandidos deverão ser encaminhados para o e-mail semanabaianadecomunicacao@gmail.com

  • Fonte: Arial; corpo: 12;

  • Entrelinha simples;

  • Primeira linha de cada parágrafo com recuo padrão (1,25cm);

  • Sem espaço entre os parágrafos;

  • Espaçamento das citações entre linhas simples com recuo padrão (4cm);

  • Margens: superior 3cm; inferior 2cm; esquerda 3cm; direita 2cm;

  • O texto deverá ser organizado com as seguintes seções: Título; Autores; Introdução; Materiais e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão e Referências, conforme o modelo do template:

    • O texto deverá iniciar com o TÍTULO do trabalho em letras maiúsculas com, no máximo, 15 palavras, centralizadas e em negrito.

    • Após duas linhas (espaços) do título deverão estar os nomes completos dos autores, em fonte Arial, corpo 12, alinhados a direita, indicando em nota de rodapé o vínculo institucional e e-mail;

    • A seção Introdução Deve ser breve, justificar o problema estudado e incluir os objetivos do trabalho realizado. Fica a critério dos autores incluir ou não referências na introdução para contextualizar o tema abordado;

    • A seção Materiais e Métodos Deve ser uma seção concisa e clara, possibilitando ao leitor entender o percurso metodológico e reproduzir os procedimentos utilizados;

    • A seção Resultados e Discussões deve apresentar os dados coletados, com respectiva análise indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. Devem ser citados outros estudos, comparando- os com esses dados, bem como a perspectiva dos autores sobre o assunto;

    • A seção Conclusão deve ser elaborada com frases objetivas, indicando o alcance dos objetivos propostos com base nos resultados apresentados;

    • Na seção Referências deverão constar apenas os autores mencionados no texto, conforme as normas da ABNT

 

Baixe o template do resumo, clicando aqui.

INFORMAÇÕES SOBRE POSTERS

Poster (tamanho): 1.20m x 0.80m

  • Conter texto e o máximo de figuras, fotos, tabelas e recursos gráficos possíveis; 

  • Organizar as informações de acordo com os itens do resumo Título; Autores; Introdução; Materiais e Métodos; Resultados e Discussão; Conclusão e Referências (exatamente como no resumo);

  • Deve conter: logotipo do evento e da sua Instituição, nomes e e-mails dos autores e professor orientador, 

  • Sugere-se o uso da fonte Arial tamanho 20 ou superior. 

bottom of page